domingo, 12 de abril de 2020

AS FANTASIAS PODEM SE TORNAR REAIS?




"As coisas da noite não podem ser explicadas de dia, porque elas não existem então", disse Hemingway, e isso reflete a natureza de toda atividade onírica. O significado que existe em um devaneio diminui e colapsa uma vez trazido à realidade. Eles são dois planos que não podem ser literalmente traduzidos um para o outro, ainda assim, transformar o anterior em último pode e, eventualmente, deve acontecer, se você quiser se libertar de suas garras. Mas vem com uma torção. Transformar fantasia em realidade significa entendê-la. Se a fantasia é uma expressão indireta da atividade inconsciente, entendendo de onde ela veio, para onde aponta, o que ela tenta incorporar e compensar por iguais, traduzindo-a para a linguagem da consciência desperta.

“O mesmo sentimento de não pertencer, de futilidade, onde quer que eu vá: finjo interesse naquilo que não importa para mim, me danço mecanicamente ou por caridade, sem nunca ser pego, sem nunca estar em algum lugar. O que me atrai é outro lugar, e não sei o que esse outro lugar é. ”- E. M. Cioran

As fantasias são projeções, conteúdos emocionais que se separaram do ego, da experiência consciente de si mesmos, e levados a existir em outros lugares como uma entidade separada , esquecendo sua relação com sua fonte com a qual não poderia mais coexistir. Por exemplo, se você sofre de baixa auto-estima, as emoções que exigem níveis saudáveis de auto-estima para ser expressas em primeiro lugar, como a auto-aceitação ou amor, não será capaz de ser experimentado conscientemente e espontaneamente como uma parte integrante do ego devido a um conflito interno e, conseqüentemente, se separará de você e se manifestará externamente como fantasias que indiretamente despertam esses sentimentos em você através de suas histórias e personagens. É uma mudança de perspectiva; As emoções originais supostamente sentidas por você são agora experimentadas por seus personagens, que, ao serem expulsos de si mesmos, adquirem um certo grau de autonomia. É como ter um segundo sentido de si mesmo fora de si mesmo, mas esse segundo eu nunca é consciente e, portanto, nunca é totalmente capaz de sustentar a vida de ambos os lados. Você pode alimentá-lo com todos os tipos de emoções extravagantes, mas você sempre permanecerá com fome e desejo porque a outra metade morre de fome.

Carl Jung, cuja pesquisa psicanalítica inteira foi dedicada a estudar o funcionamento da fantasia, escreveu que superar e dissolver fantasias é restaurar seus conteúdos para o indivíduo que os perdeu involuntariamente, projetando-os fora de si. Elas desaparecem espontaneamente quando o que foi projetado fora do ego retorna ao ego.

Mas o que significa restaurar seu conteúdo? Por favor, note que estamos falando aqui sobre a restauração de conteúdo emocional de fantasias, não uma literal.

Quando um sentimento particular, que você não experimentou, se separa de você e se manifesta através da fantasia, o que costumava ser um sujeito - isto é, uma parte de você - agora se torna um objeto , algo distinto de você, algo existente em outro lugar. Ao começar a perceber o conteúdo de suas fantasias como objetos, você começa a percebê-las como algo a ser fisicamente adquirido, literalmente possuído ou representado na vida real a fim de parar de desejar.

Mas isso não funciona. Não funciona porque a fantasia não é um objeto - é o segundo sentido do eu, um sujeito. Recuperar um objeto significa possuí-lo fisicamente, mas recuperar um sujeito significa recuperar as emoções aprisionadas nos devaneios, reaprender a experimentá-las . Dissolver a fantasia e reintegrá-la ao eu do qual ela se separa significa libertar emoções subjacentes, não possuir literalmente o seu conteúdo.

Você não pode ter uma companhia literal de seu companheiro imaginário e talvez você não possa ter um PhD em física nuclear que você fantasie, e não, você não pode desfazer sua infância abusiva se você teve uma. Em vez disso, você deve identificar que tipo de emoções esses cenários despertam em você. Em quais emoções em particular você está entrando em contato ao ter um episódio de MD? É um sentimento de pertença? Intimidade emocional? Isso é atenção? Você pode experimentar essas emoções na vida normal quando estiver cercado por outras pessoas? Se não, porque não? O que te impede? Identifique quais características estão faltando no seu eu consciente que são necessários para você ser capaz de experimentar essas emoções. Se você fantasia obsessivamente sobre o amor, isso provavelmente não significa que você não tem amor na vida real e está fazendo isso porque está sozinho - o que significa que uma parte de você precisava experimentar o amor em primeiro lugar. Dormente. Se você pode sonhar com romance apenas em terceira pessoa sem se envolver, que receptor emocional, que aspecto de si mesmo você perdeu para que você não possa mais experimentar o romance em sua própria pele? Que parte de você foi adormecida para que as emoções processadas por ela tivessem que se dissociar? Por que ficou dormente?

Analise suas fantasias. Escreva as coisas e encontre conexões. Há uma quantidade inesperada de lógica inconsciente dirigindo o teatro interior.

O ponto crucial a ser entendido é que o fascínio do MD decorre da identificação de emoções vivenciadas em um devaneio com um cenário ou personagem específico. Ao invés de perceber que os desejos nascem e são regidos por uma emoção que você quer experimentar (ou seja, confiança, um sentimento de pertencer), você acaba pensando que está apaixonado por um personagem que é meramente um recipiente metafórico e portador dessa emoção. Você. Isso resulta em anexos extraviados, anexos extraviados resultam em fome que nunca pode ser saciada porque você confunde a mensagem com o mensageiro.

Sei que, para alguns de nós, companheiros imaginários são queridos demais, reais demais para serem deixados para trás e não reconhecidos - e se superar MD significa reduzi-los a um mero mecanismo de defesa, eu seria a última pessoa a propagá-lo. A única maneira de superá-los, sem entregá-los, sem tirá-los de importância, de zelo e fogo que eles provocam em nós, é aprender com eles. Eles são personificações, mensageiros de emoções e dissolvê-los sem roubar sua significância, é ouvir a mensagem que carregam. Quando o conteúdo emocional projetado na fantasia se torna consciente e reintegrado no ego, a mensagem é ouvida e o mensageiro, tendo cumprido seu propósito, se dissolve.

Desta forma, as fantasias superadas e os companheiros internos não se perdem ou se dispersam no ar; em vez disso, eles são devolvidos a você, reintegrados ao eu consciente, no lugar de onde vieram originalmente, e você não está mais com fome para procurar por si mesmo fora de si mesmo - em projeções e sonhos.


----> versão original

10 comentários:

  1. Sempre tentei parar de devanear mas sempre voltei a fazer e isso me deixava muito frustrada.Esses posts tem me ajudado a me encontrar
    . Muito obrigada . Um abraço!

    ResponderExcluir
  2. muito bom. Acho que pelo fato de não integrar as diversas situações ao ego como vc disse, nunca consigo parar, não é sobre controlar e sim sobre escutar e realmente lidar.

    ResponderExcluir
  3. Que texto maravilhoso! Ele descreve com uma profundidade tão grande o mecanismo do MD que a leitura já é o início da cura ou da superação do próprio MD. Quanta angústia, quanto tempo desperdiçado por um mecanismo da mente para suprir uma falha emocional na compreensão da realidade. E ressalte-se que o mecanismo é bastante ineficiente: a dor não é superada, ao contrário, o alívio apenas temporário dos sintomas nos faz buscar cada vez mais pela fonte de alívio, como na maioria dos vícios. Então, de um medo irreal, eu me protejo fugindo de mim mesma? Será que a superação disso passa pelo enfrentamento da dor irremediável do medo da própria morte (em última análise)? Sempre achei que o MD fosse uma dissociação causada pelo meu próprio ego que tentava suprir necessidades emocionais não integradas com as fantasias (como sempre, o ego era o vilão da história). Agora - com a leitura do texto - vem a percepção de que eu preciso "restaurar" o meu ego: qual aspecto está dormente? que emoção não pode ser experienciada pelo meu ego (na "vida real") que se faz necessária a projeção/fantasia? Quantas pessoas passam por isso de forma silenciosamente dolorida, sem nunca se dar conta que estão abandonando a si mesmas na busca pelo "conforto emocional" que precisam para viver!!! Quem dera esses textos/presentes chegassem a um número maior de pessoas, para que seus olhos fossem despertados, seus instintos acordados e seu coração, finalmente, acolhido.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu recomendo essa leitura a todo mundo que me busca nas redes sociais e outras plataformas, além de algumas outras fontes que conheço. Essas reflexões me pegaram assim como você e é isso que eu queria compartilhar quando acessei esse blog em Inglês, inicialmente, e pedi permissão do autor pra traduzir depois.
      Essa busca pelo aspecto dormente já se extendeu por dois anos na minha vida, e me livrou de muita coisa. Com o MD só me alimentando no passado, eu passivamente tava morrendo e eu nem percebia. Achar a nossa boca e o verdadeiro alimento não é nada fácil. Te desejo o melhor sempre <3

      Excluir
  4. Ah! O principal: GRATIDÃO aos que colaboram direta e indiretamente!

    ResponderExcluir