sábado, 21 de dezembro de 2019

PARTE I: QUEDA DO EU



Você acha que a vaga sensação de ser dividido em dois e existir entre dois mundos, mas pertencente a nenhum, é exclusiva dos sonhadores desadaptativos?

"Se você tentar conversar comigo, não posso ouvi-lo. Eu finjo ouvir e você realmente acha que eu faço, mas minha mente está em outro lugar, pensando nisso. Toda vez que tento parar de fazê-lo, realmente sinto como se uma parte de mim tivesse sido arrancada e um profundo sentimento de perda pessoal se instalasse. Sinto que não estou aqui, mas também não estou lá e não consigo me livrar dessa sensação de estar dividido em dois"

Isso é o que um viciado em heroína em recuperação me disse uma vez. Viciado em heroína. Mas também é o que um *sonhador desadaptativo (ver notas no final do post) regular poderia ter lhe dito, não é?

O *Devaneio Desadaptativo é, entre outras coisas, um típico vício psicológico. A maioria dos problemas negativos associados a devaneios desadaptativos vem do fato de que é um mecanismo de enfrentamento viciante e não um distúrbio único com sintomas específicos recentemente descobertos. Você já ouviu milhões de vezes que os vícios são codificados na parte primitiva do cérebro associada à sobrevivência - o que significa que, se você não resolver agora, você se sentirá mais morto do que vivo e precisará da sua droga de escolha para trazer você de volta à vida. Seu cérebro está enviando uma falsa mensagem para você - está emitindo um impulso que está fora de proporção, obrigando você constantemente a entrar em devaneios e fazendo você pensar que se você não fizer isso, o mundo terminará e você perderá uma parte de si mesmo. As drogas geralmente invadem seu senso de identidade - elas se fundem com isso e, ao desistir da droga, você sente como se estivesse desistindo de uma parte querida de si mesmo.

Vício é vício, mas diferentes tipos de drogas e comportamentos viciantes lhe dizem coisas diferentes sobre seus usuários. Então, o que a fantasia revela sobre você? *MD é como um anjo da guarda que tenta protegê-lo demais e, eventualmente, causa mais mal do que bem. Mas ainda é seu anjo da guarda que tentou levantar um fardo de seus ombros frágeis. É destrutivo à sua maneira, mas nasceu originalmente para protegê-lo de algo . Perceber e aceitar o que você está tentando fugir é o primeiro passo para a recuperação. Talvez seja depressão, talvez seja baixa auto-estima, solidão, ansiedade ou TEPT.

Queda do eu


O Devaneio Desadaptativo não é o ato de perambulação mental aleatória - é uma atividade mental altamente imersiva, onde toda a atenção é reunida e direcionada para os acontecimentos da fantasia. Isso seria paralelo a um chamado estado de fluxo, que é caracterizado por imergir intensamente em uma atividade até o ponto de perder o senso de si mesmo. O que significa, aconteça o que acontecer na fantasia, acontece, mas não para você. É uma experiência altruísta, nunca integrada no que você chama de si mesmo, em senso de identidade, no que te faz você . Ela existe como um momento distante, extático e fugaz que desliza através dos dedos no momento em que você tenta fazer sentido e processa-a como sua própria experiência. Você testemunha traços de felicidade, mas a felicidade nunca é sua.

A fantasia é um estado de espírito sem ego, em que não somos nós mesmos. E cortando temporariamente os laços de seu próprio ego, a identidade consciente, você também está cortando laços de todas as inseguranças que você já teve, de todos os problemas que atualmente estão incomodando você e é por isso que os devaneios fazem você se sentir tão bem.

Tudo de ruim é cortado da sua percepção. A parte do seu cérebro que define o seu senso de si, juntamente com todas as coisas negativas e doenças mentais ligadas a ele, está desligada.
Quando você se arrisca nesse lugar sem ego que é MD, você inventa pessoas imaginárias às vezes você acaba amando ou se apaixonando ou você conjura lugares imaginários para os quais você é desesperadamente atraído, e então de repente - você acorda do seu sonho e você é violentamente puxado de volta para a realidade e para ser você mesmo. E é aí que surge o problema: todas as coisas que você fez no seu mundo dos sonhos e todas aquelas pessoas que você veio amar não têm nada - absolutamente nada - a ver com VOCÊ de verdade. Eles não estão ligados ao seu senso consciente de si mesmo. Todos esses sonhos e falsas memórias que você fez - você os criou em um estado de espírito sem ego. E é isso que faz você se sentir dividido. Não é o fato de que você está fisicamente separado do conteúdo de suas fantasias. É o fato de que seus sentimentos, fantasias e desejos subconscientes não se conectam ao seu senso de identidade. Mesmo que tudo o que você sonha tenha se tornado realidade, você ainda se sentiria um lixo, vazio e infeliz. Se o seu amigo imaginário ganha vida para torná-lo menos solitário, você ainda estaria sozinho - porque o MD não é sobre criar amigos ou amantes ou ter uma nova vida. É sobre você não querer ser você. Tudo o mais é irrelevante.

Em outras palavras, você não é viciado em seus personagens fictícios ou em seu amor imaginário ou em uma fantasia sobre ser um cantor ou escritor famoso. Você é viciado em não ser você. Você é viciado neste estado errático de consciência que é MD - independentemente do seu conteúdo - que fornece um alívio temporal.

Eu não estou dizendo que você não se preocupa genuinamente com o conteúdo de seus devaneios (muito pelo contrário, mais sobre isso em breve) - o que estou dizendo é que não é o seu amor em relação ao que quer que seja o conteúdo de suas fantasias que cria essa feia sensação de estar dividido entre dois mundos. Uma coisa que posso garantir (e isso vem da minha própria experiência) é que no momento em que você se sentir confortável sendo você, esses dois mundos se reconciliarão, eles se fundirão em um só e você finalmente se sentirá em paz consigo mesmo.

Uma parte de você será tirada quando você desistir de seus devaneios?

Talvez a pergunta mais triste que já me fiz foi "quanto de mim mesmo vou perder quando desistir da única coisa que me faz feliz?" Aqui está um vislumbre de esperança: você não deveria desistir deles. Desistir dos sentimentos que você experimenta em seus devaneios é automutilação. Por mais estranhas ou bobas que sejam, elas ainda representam uma parte censurada de seu subconsciente; talvez eles sejam um epítome de sua solidão ou tristeza. Eles são um testemunho de quão duro você está lutando e quão duro você está tentando não estar morto - e desistir disso é um crime para si mesmo. MD não é apenas uma ilusão ou algo para ferir suas feridas. É aquele lugar onde sua chama de vida ainda queima enquanto você pode estar morto em todos os outros planos de existência. Isso é o suficiente para saber que essa coisa de MD não é totalmente errada. Talvez a sua vida real seja toda vazia, mas o que você faz em seus devaneios - você faz isso com paixão . E isso é o suficiente para saber que você ainda é capaz de amar e se importar com algo como as outras pessoas. Então a paixão existe e você não ousa duvidar disso. Existe em um lugar errado, mas existe mesmo assim. O que você tem que fazer é encontrar uma maneira de redirecionar essas emoções dos devaneios para a realidade e, como dito antes, isso acontece causalmente quando você é finalmente você. Todas as emoções positivas de seus devaneios fluirão de volta para você e você sentirá como se esses dois mundos, entre os quais você viveu há tanto tempo, finalmente se fundiram em um só.

Então, o que você quer fazer é se concentrar em curar a si mesmo. É difícil, mas não há solução rápida aqui. Agora vem a ironia pela qual você estava esperando: para se curar, você precisa deixar seus devaneios. Mas eu não acabei de dizer que você não deveria desistir deles, você pergunta? Não desista da paixão, não desista do amor que tem pelo conteúdo do seu devaneio, não desista dos sentimentos -porque eles são todos, reais ou não, um lembrete de que você está vivo. O que você tem que desistir é a falsa sensação de conforto que seus devaneios lhe dão. Tente desistir de todas aquelas incontáveis ​​horas que você passa preso na sua cabeça, andando de um lado para o outro, porque você preferiria estar do que aqui. Tente desistir da correção temporal quando se sentir infeliz. Se alguém te irrita, não se tranque impulsivamente em seu quarto e faça uma vingança em sua cabeça; Vá chutar um sofá ou algo assim, atacar algo externo.

Você tem que se livrar desse estranho analgésico dissociativo que é fantasia, então deixe-se sentir toda a dor com cada grama de seu ser, deixe todas as emoções negativas ressurgirem, deixe-as engolir você vivo, não resista, não corra. Afastá-los, aceitá-los, deixá-los devastar você, e em algum lugar ao longo deste processo, uma parte de você vai renascer. Algo vai acordar. Nem todos vocês, talvez apenas uma pequena parte, mas isso é o suficiente para reunir o que restou de sua força e continuar a luta. Se você sentir vontade de sonhar acordado, tudo bem - contanto que não censure a dor da qual você não deveria mais fugir, não há problema em ceder e entrar em contato por um tempo, se achar que precisa. Não ignore as tentações, isso desencadeia o fogo do vício ainda mais. É um padrão bem conhecido: Se você lutar contra o desejo de se envolver em um comportamento viciante, isso o torna mais forte. Se você reconhece, analisa, isso é o que quebra o ciclo de dependência. Em outras palavras, o imperativo não é bloquear a dor e os sentimentos negativos. Se um súbito sentimento de auto-repugnância ou baixa auto-estima de repente bater em você, seja bem-vindo. Bem-vindo, analise, deixe consumir você e perceberá que é apenas uma mensagem falsa que seu cérebro está enviando para você, porque é isso que os cérebros das pessoas deprimidas fazem, afinal de contas. Quanto mais você se sentir e processar os sentimentos negativos sem censura, mais a vontade de sonhar enfraquecerá e menos você fugirá.

Quem é você realmente?


Depressão geralmente entra na vida das pessoas como uma tempestade - ontem você era uma pessoa otimista desfrutando prazeres simples da vida e hoje você se sente um pedaço de merda suicida ou apática, e é assim que é para a maioria das pessoas. Depressão subjacente MD, no entanto, leva um caminho diferente. Ele entra em sua vida sorrateiramente, devagar, tão devagar que você nem percebe, então ele gradualmente rouba emoções, ambições, memórias, motivação, identidade, empatia, e você acaba pensando: “Eu não me lembro de um nenhum tempo em que eu não era infeliz”, ou“ esses sentimentos ruins devem ser parte da minha personalidade, eles sempre estiveram aqui”. Devido a isso, a maioria de nós não consegue perceber onde a depressão (ou ansiedade ou qualquer outro tipo de doença mental crônica) termina e onde se iniciou. Então, se esta doença não é você, então quem é você?

Deixe-me fazer uma digressão aqui. MD geralmente nascem quando você não pode expressar-se corretamente porque você está ansioso, deprimido ou às vezes simplesmente tímido ou solitário. As doenças mentais são como lentes que distorcem sua percepção. Tudo o que você vê parece mais trágico, sem sentido ou mais feio do que realmente é. E seus dois olhos estão infectados com essas lentes. Mas aqui seu subconsciente decide jogar um truque em sua doença mental e lhe diz: 'bem, se seus dois olhos estão infectados e fazem as coisas parecerem piores do que realmente são, então por que você não os fecha?' Você faz e este é o começo do vício da fantasia. Você para de prestar atenção ao mundo exterior e o vira para dentro e usa o olho da sua mente para criar coisas dentro de você: seus devaneios. Este olho da mente, que é a fantasia, não pode ser infectado com depressão e é por isso que o MD é um refúgio seguro. Depressão não chega lá. O que seu subconsciente se esquece de lhe dizer antes que seja tarde demais é que, se você fechar os dois olhos usados ​​para perceber o mundo exterior , para as coisas fora de si mesmo, estará completamente desligado da realidade. Mas nada disso é culpa sua - esta é uma guerra entre a doença mental, o atacante, e seu subconsciente, que é seu protetor, e você é o campo de batalha deles. Você não tem uma única escolha, eles são os que decidem - você só observa. Então, se você se culpou por ser muito fraco para tomar uma decisão de cessar esse vício, pare com isso. Não foi sua culpa.

De volta à minha pergunta, quem é você então?

A versão sonhadora de você não é a sua verdadeira, mas também não é falsa. É um produto altamente filtrado do seu subconsciente que tentou protegê-lo. Então, temos essa outra vida real imbuída de baixa auto-estima e pensamentos negativos que parecem continuar em um loop para sempre. Bem, isso certamente não é o seu verdadeiro eu também. *Droga, se é algum conforto para você, o seu eu sonhador está muito mais perto do verdadeiro você do que esta versão deprimida de si mesmo na vida real jamais será.

Você consegue se lembrar do momento em que não teve MD? Você consegue se lembrar do seu senso de identidade quando era uma criança sem MD? Tente conjurar todas as vezes em que você soube viver no presente. Não importa se você tinha 6 anos na última vez que esteve aqui . Apenas tente identificar todos esses momentos e tente lembrar a sensação de estar no agora. Aqui está um truque muito útil que você pode usar. Eu sempre brinco que a música é uma droga que leva você a uma viagem pela estrada da memória. É como um psicodélico emocional. Ele te transporta emocionalmente. Volte no tempo, para outro lugar, outra realidade, para onde você desejar. Ele ajuda as pessoas com Alzheimer a lembrarem-se de quem são e recuperar um senso de identidade por um curto período de tempo. Os sonhadores desadaptativos costumam usar música para ajudá-los a imaginar um cenário alternativo - mas e se você usasse música para se transportar para o passado quando não tivesse nem depressão nem ansiedade, nem MD ou o que estivesse incomodando? Se você consegue lembrar de uma música esquecida que você costumava ouvir como uma criança que na época ainda não tinha MD, ouça de novo, tente lembrar quem você era, e se a música for significativa para você, o velho você e seu senso de personalidade, que você costumava ter naquela época, voltará para você por esses poucos minutos enquanto a música toca. Você vai sentir o calor de finalmente ser você. Você não vai estar no presente - você estará no passado, mas é o seu verdadeiro passado, é o seu verdadeiro eu. Tente capturar esse sentimento e tente reproduzi-lo. Isso fortalecerá sua identidade a longo prazo.

Vou dar outro exemplo sobre o que me libertou do meu próprio MD por um tempo. Todos vocês sabem o que é um modo de luta ou fuga. O que você provavelmente também sabe é que a maioria das pessoas com transtorno do estresse pós-traumático ou ansiedade crônica está presa em um estado constante de luta ou fuga. Passar muito tempo neste estado, eventualmente, leva a um esgotamento e é um bilhete seguro para a depressão uma vez que você passa de luta e fuga para o modo de congelamento, onde todas as suas funções estão desligadas e você se sente como um zumbi sem emoção. Você não se importa, não vive, não fica zangado, triste ou feliz, só existe no piloto automático. Para se sentir normal e vivo novamente, você geralmente precisa de uma correção tão forte que vai colocar seu corpo de volta no fogo. Alguém ou algo tem que atacá-lo tão ferozmente para que você repense sua existência e recupere seus instintos e a vontade de revidar. Isto é o que aconteceu comigo. Quando um dos meus devaneios desmoronou violentamente há algum tempo, fiquei tão ridiculamente irritado que, pela primeira vez depois de vários anos no modo congelado, me senti genuinamente vivo. Eu era eu. A raiva agiu como um estimulante e o estado durou 15 minutos até que a raiva se dissipasse. Mas inferno, durante aqueles 15 minutos, eu era eu. Eu estava tão bravo, mas também estava indescritivelmente feliz. Eu podia sentir. Eu poderia deixar ir. Eu fui derrotado mas também venci. A sede, os desejos, a separação, essa estranha nostalgia pelos meus devaneios, tudo se dissolveu. Mas, em vez de apenas desaparecer, todos os sentimentos positivos que se limitavam ao mundo dos sonhos apenas, como senso de propósito, motivação e auto-estima normal, voltaram para mim. Eu não perdi uma única parte de mim - muito pelo contrário - recuperei aquela parte destacada da minha alma que existia apenas em devaneios. O que me levou a despertar foi a raiva extrema, ser derrotado, meu mundo desmoronar em pedaços. No momento em que eu realmente aceitei que o meu mundo dos sonhos foi esmagado, o momento que eu soltei de todos os apegos me segurando por anos, eu renasci. A raiva, que é um estimulante natural, fez algo em mim clicar. Mas note: este sentimento de finalmente estar vivo e o desejo de lutar de volta acordou em mim uma vez que meus devaneios estavam em perigo, não eu. É porque estamos tão deslocados, porque a fantasia é onde escondemos o núcleo de nossas almas.

A longo prazo, você não está destruindo nem o devaneio nem os sentimentos positivos que o acompanham, você não está desistindo de nada - você está apenas transferindo-o para a realidade, para onde deveria estar. Mas para que essa mudança ocorra, antes que você possa renascer e ser inteiro de novo, você tem que se autodestruir, você tem que deixar ir.


Notas
*sonhador desadaptativo: tradução literária, indivíduo que possui Maladaptive Daydream
*Devaneio Desadaptativo: tradução literal pra Malaptive Daydreaming
*MD: sigla para Maladaptive Daydreaming
*Droga: exaltação do escritor que também pode ser traduzido como "merda" ou "inferno!"


10 comentários:

  1. Obrigada por postar! A única coisa que eu achei estranho foi que quando você esta no seu mundo imaginário, você não esta fazendo pelo seu ego de ser alguém importante no seu mundinho. Hã? como pode ser isso, né? dessa parte eu n concordei.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Por apenas traduzir o blog e vivenciar a recuperação do MD eu não consigo responder a sua pergunta mas apenas falar um pouco da minha experiência hehe.
      O autor de fato tem conhecimentos mais técnicos e responde os comentários no blog oficial dele ;)

      Excluir
    2. https://maladaptivedaydreamingguide.wordpress.com/guide/

      Excluir
  2. Olá,obrigado por ter postado, acho que o meu devaneios tem haver com minha baixa auto estima. Eu acho que se eu for menos inseguro os meus devaneios vão acabar. Mas é difícil fazer isso na quarenta,porque quase não tenho contato com ninguém.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo, seria mais fácil praticar na rotina monótona de antes haha
      Mas pra (re)aprender a se expressar, principalmente em casos de baixa auto estima, o primeiro estágio é a aceitação. Digo isso em todos os aspectos, como alguém que também luta com a baixa auto estima, começando a aceitar a própria condição. Admitir meus hábitos destrutivos e reconhece-los, me fez me tornar, aos poucos, consciente no meio do ato. O que me deixava tão brava a ponto de parar na hora, algumas vezes, e usar essa raiva pra me expressar de alguma forma. Nem que seja por alguns segundos, quando isso acontece eu me sinto viva, a dor te lembra isso. E aos poucos vamos deixando ir pra sermos nos mesmos.

      Excluir
  3. Eu experimentei um episódio de raiva exatamente hoje, por isso mesmo estou aqui absorvendo essas palavras como se fossem parte do ar que entra nos meus pulmões. Senti uma raiva enorme, uma raiva de mim mesma, raiva pelo tempo que já perdi, pelo que deixei de conquistar, pelas pessoas que deixei de amar, pela experiências que deixei de viver, pelo amor e cuidado que deixei de dedicar a mim mesma, sem contar as vezes que cheguei atrasada porque eu sempre tinha que passear pelas minhas fantasias antes de sair de casa. Raiva, dor, lágrimas. Nisso surgiu mais uma vez um impulso para mudança, quase que como uma conexão com o pulso da "minha alma". Meu ser anseia pela libertação. Essas amarras psíquicas não fazem mais sentido. Não as quero por aqui. Agradeço pelo tempo em que o MD me ajudou a sobrevir nas situações em que eu não dava conta, todavia chegou o tempo de soltar, deixar ir, queimar no fogo, lançar no infinito. Preciso resgatar minha alma, meu genuíno. Preciso trazer brilho e cor para o mundo no qual meu corpo físico habita. Enquanto minha vida girar em torne de obedecer, entristecer e procrastinar, minha alma buscará a ilusão para alçar voo ruma à liberdade. Mas tem um ingrediente fundamental (que talvez faça toda a diferença): a expressão! Mas para eu poder expressar, preciso de me sentir segura. A segurança, por sua vez, vai exigir de mim uma fé inquebrantável de que meu valor e inestimável - eu não sou obra do acaso que simplesmente retornará ao pó. Ao contrário, eu sou uma partícula divina, uma pequena parte (indivisível) do Todo. Estou aqui, nesta existência, com a missão de evoluir e encontrar o caminho da felicidade. Então, partindo dessa premissa, se eu tenho (ou tive) MD, paradoxalmente, é porque sou capaz de não ter. Essa não é minha essência.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cada pessoa que vem comentar essas coisas não sabe como eu fico feliz em saber que alguém tão diferente mas que sofre como eu realmente quer viver. Isso é uma das coisas que me faz continuar, me trás até devolta, quando eu descobri o termo e essas reflexões e comecei e dançar pra tentar mudar, pra tentar viver de verdade. Em troca, compartilho que hoje, depois de dois anos, eu ainda continuo caminhando pra me libertar mas estou MUITO mais viva. Eu consigo sentir e fazer coisas que eu nunca teria feito. A vida é boa e eu acredito que ela pode ser melhor pra mim. Obrigada pelo seu tempo, fique bem <3

      Excluir
  4. Gratidão infinita às pessoas que serviram de canal para que esse conteúdo pudesse ser partilhado!

    ResponderExcluir
  5. Parabéns para você que traduziu esse texto, confortou e deu palavras de ânimo e coragem pra quem tá na fossa dessa doença! Deus lhe pague.

    ResponderExcluir